Fazendo uma de minhas leituras na obra “Abordagens Práticas da Pedagogia Cristã” Marcos Tuler, uma frase me chamou atenção. “Os dois grandes males que debilitam o ensino e restringem seu rendimento são: a rotina, sem inspiração nem objetivo e a improvisação dispersiva, confusa e sem ordem. O melhor remédio contra esses dois grandes males é o planejamento. Luis Alves de Mattos”
Planejamento é a palavra de ordem de qualquer pessoa, se perguntar o porquê dela se planejar para executar qualquer objetivo, sem dúvida, ela dirá que é pra tudo dar certo.
Na vida de um professor essa palavra é ainda mais constante, pois, ele tem um grupo de alunos e um conteúdo a ser transmitido. Assim, ele precisa planejar os objetivos, procedimentos e recursos, para que dessa forma tenha garantia de dinamismo nas aulas, participação do aluno, favorecendo positivamente o processo ensino aprendizagem.
Com o professor da EBD não é diferente, além do preparo espiritual, ele precisa também ter conhecimento técnico. Pois, o que diferencia o ensino da EBD, da escola secular, é o conteúdo. Sendo assim, devemos planejar nossa aula com muita dedicação (Rm 12.7b), pois, estamos contribuindo para a construção espiritual de vidas (2 Tm2.2). E sobre isto TULER (2006), alerta a igreja ressaltando um fato interessante e também preocupante, ele diz: “enquanto a igreja tem as crianças por apenas duas horas todos os domingos, os mestres seculares contam com elas todos os dias da semana. Investir na Escola dominical, portanto é mais que um dever. É prioridade nos dias atuais”(TULER, 2006, p17)”
Professor invista em você, pois, o professor que não se prepara, contribui para que o aluno não se sinta motivado a voltar na próxima aula, e a partir daí ele encontrará outras atividades que o levarão a desistir da EBD.
Com isto, queremos enfatizar a importância do planejamento e sugerir alguns passos para o preparo da lição:
1. Não podemos de deixar de orar e pedir auxilio ao Espírito Santo.
2. Leitura e meditação do texto Bíblico. Este momento é interessante fazer, relacionando com o titulo da lição para obter compreensão dos objetivos.
3. Leitura da lição, grifando aspectos como: o que necessito como recurso para transmitir este assunto? Ou seja, necessito ter conhecimento de algo que ocorre no presente momento? Que dinâmica utilizo para alcançar esse objetivo? Preciso confeccionar algum material? Entre outros.
4. Durante a semana providencie o que você necessitará
5. Todos os dias estude um tópico da lição, e faça as anotações e pesquisas que achar necessárias.
Estes são apenas alguns passos, que cada um de nós utilizando-os, estaremos evitando o improviso e incentivando o aluno ao levar um ensino de qualidade.
Aline Torres.
Fonte: http://ebdcriativa.blogspot.com
Visitem esse blog, é uma benção!
Nenhum comentário:
Postar um comentário